O Banco Central do Brasil adicionou em sua agenda futura do Pix as tecnologias Bluetooth, RFID e de reconhecimento facial como novas formas de iniciação de pagamento (ITP). E o banco manteve o NFC como uma das futuras novidades integradas ao pagamento instantâneo. Não foram informadas previsões de datas para o lançamento desses novos recursos.

Vale lembrar que a agenda futura do Pix traz os próximos caminhos que o BC enxerga para o meio de pagamento, que terminou agosto com 650 milhões de chaves ativas e 152 milhões de usuários.

Atualmente, a iniciação de pagamento está disponível em formato eletrônico (site e app) para empresas que pleiteiam esse uso junto ao regulador.

Agenda

Além do ITP, o regulador agendou para 2024 – sem mês definido – o lançamento do Pix Automático, pagamento de forma automática e (offline) mediante autorização. O presidente da instituição, Roberto Campos Netto, apresentou no mês passado esta solução como alternativa para pagamentos recorrentes.

Outra novidade do BC para o futuro do Pix é a divisão (split) de pagamentos.

No Pix Cobrança, o regulador informou que falta apenas uma entre quatro etapas de preparo, a “padronização de arquivo de remessa e retorno para viabilizar gestão de cobranças em lote”. Assim, o Pix Cobrança segue sem data de lançamento.