Leilão de 5G

Presidente Jair Bolsonaro bate o martelo e abre o leilão de 5G

O Ministério das Comunicações e a Anatel iniciaram, nesta quinta-feira, 4, a abertura do maior leilão em volume de espectro da história, o 5G. A cerimônia contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido); do ministro das Comunicações, Fábio Faria; da Economia, Paulo Guedes, entre outras autoridades.

Em seu discurso, o ministro Fábio Faria não escondeu o tom político do evento. Sem meias palavras, deixou claro que acredita que Jair Bolsonaro levará Internet para todos os brasileiros. “O senhor foi eleito graças à Internet, porque nenhum outro meio de comunicação levava a candidatura de Bolsonaro a sério. Com um celular na mão, o senhor falava com todo o Brasil”, disse.

O ministro também aproveitou o momento para sugerir um aumento de salário dos conselheiros da Anatel. “Precisamos refletir sobre isso, devido à importância que essa agência tem para o Brasil”.

A cerimônia também marcou o aniversário de 24 anos da Anatel, e o último dia de gestão do presidente da agência, Leonardo Euler de Moraes, que foi homenageado pelos conselheiros, com um presente da joalheria HStern e um buquê de flores.

Bom humor e boné verde-amarelo

Leilão de 5G

Presidente Jair Bolsonaro veste o boné do 5G produzido pelo ministro das Comunicações, Fabio Faria

Usando um boné verde-amarelo com a sigla 5G, confeccionado e distribuído por Faria aos presentes, e exibindo um bom humor fora do usual em eventos públicos, o presidente Jair Bolsonaro saudou a chegada da quinta geração para alavancar a economia brasileira, cumprimentou correligionários – inclusive adversários políticos.

“Estive em Sorocaba e tinha uma mulher pilotando uma máquina agrícola. Imagine uma mulher pilotando!”, comentou o presidente, em um discurso improvisado. Logo em seguida, homenageou o ministro Raimundo Carrero, relator do 5G no TCU (Tribunal de Contas da União), reafirmando sua nomeação como embaixador de Portugal – que aconteceu logo após ele aprovar o edital. Bolsonaro brincou com todos os presentes, incluindo adversários políticos, como a deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC).

Ao final da cerimônia, num ato simbólico, Bolsonaro e Faria bateram o martelo, dando início ao leilão.