Plataforma móvel Qualcomm Snapdragon 865. Foto de divulgação

A Qualcomm apresentou nesta quarta-feira, 4, a plataforma móvel Qualcomm Snapdragon 865. A novidade é a combinação do 5G Modem-RF com a plataforma móvel projetada para oferecer conectividade e desempenho para os próximos smartphones flagships. Espera-se que os dispositivos baseados no Snapdragon 865 estejam disponíveis comercialmente no primeiro trimestre de 2020.

O anúncio aconteceu durante o Snapdragon Summit, evento realizado pela empresa no Havaí. A Qualcomm também apresentou sua primeira plataforma móvel Qualcomm Snapdragon da série 7, para ajudar a disponibilizar o 5G para um número maior de consumidores. Os novos Snapdragon 765 e 765G unem o sistema Qualcomm Snapdragon 5G de segunda geração do 5G Modem-RF com o mecanismo de inteligência artificial Qualcomm da quinta geração, para oferecer recursos inteligentes para multicâmera, entretenimento e jogos de alta performance, além de preservar a vida útil da bateria.

O modem possui velocidades de pico de até 7,5 Gbps e suporta todas as principais regiões e bandas, incluindo mmWave e sub-6 nas frequências TDD e FDD. Além disso, é compatível com os modos NSA e SA, juntamente com o Dynamic Spectrum Sharing (DSS), roaming 5G global e suporte para multi-SIM. Além da conectividade 5G, o Snapdragon 865 conta com recursos Wi-Fi 6 (chegando a 1,8 Gbps) e latência especialmente em ambientes lotados, com muitos dispositivos competindo em uma rede.