No fim do ano passado, o site The Hill divulgou que 42% dos norte-americanos vivem sem cônjuge ou parceiro. Em 2007, esse número era de 39%, segundo a análise do Pew Research Center. Pensando em amenizar a solidão e o isolamento dessas pessoas, pesquisadores da Coreia do Sul desenvolveram um protótipo de robô chamado Fribo.

Sua função é encorajar os usuários jovens a enviar mensagens de texto e telefonar para os amigos que também tenham o robô. A notícia é do site The Verge. Os Fribos foram pensados para serem distribuídos em um grupo de casas de amigos, criando o que os pesquisadores chamam de “espaço virtual”, com o propósito de reunir indivíduos fisicamente isolados.

Para isso, o Fribo registra o áudio das atividades feitas nas casas dos indivíduos e é capaz de passar para os outros amigos informações que estimulem a comunicação entre eles. Por exemplo: se alguém abre a geladeira numa casa, o robô dos outros amigos pode dizer que essa pessoa abriu a geladeira. “Será que alguém está planejando comer algo?”, pergunta o Fribo, sugerindo que esse amigo ligue para a pessoa que abriu a geladeira.

Qualquer um que receba esta mensagem pode então responder, enviando mensagens de texto para o chat em grupo ou batendo duas vezes perto do Fribo, que reconhecerá o som e transmitirá uma mensagem direta: “O que você está fazendo? Kwangmin está curioso.”

Os usuários também podem compartilhar uma “aprovação”, batendo palmas três vezes quando o Fribo lhes envia uma mensagem sobre uma atividade anônima. Então, se eles foram notificados de que um amigo acabou de chegar em casa tarde, eles podem enviar uma mensagem de boas-vindas apenas batendo palmas.

Feedback

Os cientistas das universidades Yonsei e KAIST da Coréia, desenvolvedores do projeto, entrevistaram quatro grupos de jovens que testaram o robô durante um mês.

Entre os retornos positivos, as pessoas gostaram de imaginar o que seus amigos faziam, como se estivessem morando na mesma casa, porém vivendo em cômodos diferentes. Outros relataram que passaram a ligar e a enviar mensagens de texto com mais frequência.

Já sobre os comentários negativos de quem testou Fribo, houve a preocupação com a privacidade, já que o produto foi projetado para gerar relatórios sobre as atividades diárias de seus usuários. Outra preocupação é que o robô foi desenhado para a cultura sul-coreana, o que os pesquisadores acham que talvez não funcione tão bem em outras culturas.

Configuração

Fribo é um robô barato. Alimentado por um Raspberry Pi, ele conta com uma tela simples de LCD, e sensores básicos de luz e ultrassônico, um alto-falante, um microfone, e sensorres de som, de temperatura e de umidade.