A corretora Cambionet registrou 266 conversas e conseguiu uma conversão de 73% dos contatos em vendas no chatbot em seu site, em três meses. Feito em parceira com a Zenvia, o robô de conversação faz parte da estratégia de expansão dos negócios da corretora de câmbio do Rio Grande do Sul para o resto do País.

Para expandir, foram implementadas uma série de estratégias de marketing na Cambionet, sendo uma das ações o envio de mensagens via SMS para aumentar o tráfego no site. Realizada via plataforma de SMS da Zenvia, a campanha buscava responder sobre saques em euro ou dólar nos caixas eletrônicos da rede Saque e Pague, localizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.

Com esta ação, o número de visitantes em seu site aumentou e chegou a 500 visitas por dia. Por outro lado, a Cambionet passou a enfrentar problemas no fluxo atendimento ao cliente. Pensando na automatização desses contatos iniciais, a empresa de câmbio decidiu experimentar o chatbot da Zenvia gratuitamente.

Lançado em janeiro deste ano, o bot também responde dúvidas sobre o valor do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e vendas de moedas estrangeiras. Se necessário, o usuário é encaminhado a um atendente humano.

“O chatbot faz o primeiro atendimento, ou seja, ele pega nome e telefone para captação de leads e segue para o operador. A ideia é deixar o robô fazer com que a gente não perca nenhuma captação de leads [novos clientes]”, explicou Diana Cambri, supervisora de vendas da Cambionet.

Entre as opções para o futuro, está a inserção de um motor de inteligência artificial no robô, de modo que o bot possa responder a outras questões de seus clientes. Uma expansão para o Facebook Messenger também está sob estudo, porém nada confirmado.