Jeep

A Jeep anunciou o lançamento da Adventure Intelligence, uma plataforma de serviços digitais que estará embarcada em todos os seus novos modelos fabricados no Brasil, começando pelo novo Jeep Renegade. Os automóveis terão conectividade na rede 4G através de um eSIM da TIM, que virá instalado de fábrica. Trata-se do primeiro fruto da parceria firmada entre a operadora e a Stellantis (antiga FCA), no fim do ano passado.

Através de um smartphone, smartwatch, computador ou de um assistente de voz, como a Alexa, o proprietário pode acessar diversas informações em tempo real sobre o seu veículo, como nível de combustível, quilometragem e autonomia. Também é possível trancar e destrancar o carro remotamente, assim como ligar seu farol e soar a buzina. Podem ser configurados alguns alertas, como o de velocidade máxima e de perímetro geográfico permitido, com envio de avisos para os dispositivos do proprietário.

A plataforma Adventure Intelligence também está presente na central multimídia do carro, que, no caso do Renegade, conta com uma tela de 9,4 polegadas e que pode espelhar o conteúdo do smartphone do motorista através de integração sem fio com Android Auto ou Apple Car Play. 

Na central multimídia é possível acessar serviços feitos sob medida para o motorista e que fazem parte da Adventure Intelligence. Um exemplo é o “mapa inteligente”, que consiste em um navegador GPS integrado a informações fornecidas pelo carro. O mapa inteligente verifica o nível de combustível e diz se o automóvel tem autonomia para chegar até o seu destino. Além disso, aponta no mapa qual é o último posto de gasolina no qual o motorista deve abastecer ao longo do caminho.

Em caso de emergência, um botão de SOS no teto do carro permite o estabelecimento de uma ligação telefônica com uma central de socorro. Se for um acidente grave, com ativação do airbag, a chamada acontece automaticamente. A atendente tem acesso a dados sobre as condições do veículo. A central também pode ser acessada via app, pelo motorista, fora do carro.

A plataforma Adventure Intelligence será vendida como um item opcional, com acesso renovado uma vez por ano.

“Nossos carros se transformaram em verdadeiros gadgets de aventura”, comparou Alexandre Aquino, head de marca Jeep na América Latina, durante o evento de apresentação da novidade, nesta segunda-feira, 5.

TIM

A TIM criou planos para a conectividade dentro do automóvel, através de um hotspot Wi-Fi para acesso de até oito dispositivos. O primeiro mês é gratuito, e há três opções para as mensalidades seguintes: 5 GB por R$ 30; 10 GB por R$ 50; ou 40 GB por R$ 100.

Os três planos incluem um serviço de audiobooks que entrega um audiolivro novo por mês. Além disso, os pacotes de 10 GB e 40 GB oferecem navegação no Waze sem desconto da franquia de dados, e acesso ao Cartoon Netowrk e ao serviço de podcasts Ola.

A contratação do plano para o carro é feita através do smartphone: no primeiro acesso à rede Wi-Fi do veículo, o proprietário é direcionado a uma página para a escolha do pacote.

A TIM estuda a possibilidade de incluir os carros como parte de seu plano família no futuro, disse Paulo Humberto Gouvea, head de soluções corporativas da operadora, durante o evento de lançamento da Jeep, nesta segunda-feira, 5.

Análise

A Stellantis é a segunda montadora de grande porte a adotar conectividade 4G embarcada de fábrica no Brasil. A primeira foi a GM, com eSIM da Claro, em 2019 e, até agosto do ano passado, a General Motors havia vendido 200 mil carros com tecnologia LTE. A VW, até agora, tem optado por focar em soluções customizadas de apps para a central multimídia de seus veículos, deixando a conectividade a cargo do motorista, através de seu smartphone – leia mais sobre a estratégia de carros conectados das grandes montadoras e operadoras no Brasil nesta matéria do Mobile Time publicada em dezembro passado.