O banco digital brasileiro Efí (Android, iOS) está incorporando, aos poucos, o ChatGPT, da OpenAI, e o Github Copilot em projetos internos. A ferramenta de inteligência artificial (IA) está sendo usada para tarefas como escrever e-mails, elaborar códigos de softwares, entre outras, como uma forma de otimizar fluxos de trabalho dentro da companhia, economizando tempo e recursos.

Testes iniciais mostraram que a IA possibilitou executar tarefas que levariam horas em menos tempo. Uma melhoria na plataforma de relacionamento da instituição financeira, que necessitaria de cerca de três horas de trabalho de um profissional de nível sênior, foi realizada em uma hora, por exemplo.

Em trabalhos como escrever e-mails a IA é capaz de reduzir em até um terço o tempo gasto para isso. Ela também está ajudando a criar rascunhos iniciais de projetos.

Os desenvolvedores do banco estão usando o Github Copilot para escrever códigos menores e mais básicos para ferramentas e softwares, posteriormente revisados, para garantir que estão corretos. A companhia contou que conseguiu, dessa forma, códigos mais enxutos, com facilidade de atualização, se necessário.

O Efí considera a possibilidade de utilizar IA para gerar ideias a partir das respostas dos usuários do banco, para entender o que precisam e buscam no produto final. A ferramenta poderá ser usada na identificação dos componentes e das estruturas de sistemas necessárias em cada projeto.

Ao integrar a tecnologia à rotina de trabalho, o Efí criou diretrizes para garantir a segurança da informação e propriedade intelectual. Os profissionais não podem inserir informações sensíveis no prompt da IA.

Dados

Em comunicado à imprensa, a Efí mostrou os resultados de 2022. O banco digital encerrou o ano com 370 mil clientes, um crescimento de 27%, em relação a 2021. O número de funcionários passou de 317, em 2021, para 477, em 2022. O volume transacionado somou R$ 21 bilhões, um aumento de 40% ano a ano.