| Publicada originalmente no Teletime | Em parceria de pesquisa e desenvolvimento com a Cisco e a RNP, a Inatel está desenvolvendo uma solução para redes privadas de quinta geração. Batizada de “5G in-a-box”, a plataforma reúne o rádio com o core de rede em um equipamento de tamanho reduzido. A iniciativa está dentro do programa Brasil Digital e Inclusivo – BDI, sigla em português do projeto Country Digital Acceleration, lançado em maio de 2020 pela companhia em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo o diretor da Inatel, Carlos Nazareth, o intuito foi o de otimizar o tempo para a implantação de uma rede privativa e, eventualmente, até mesmo contribuir para o adensamento da infraestrutura no País. “A proposta da Cisco, Inatel e RNP é de transformar uma caixa em uma rede, instalando em uma fazenda, indústria ou até em comunidade, e a partir daí, todo mundo tem rede 5G”, explicou ele em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 5, em São Paulo.

Nazareth cita o caso de uso de um produtor rural que poderia solicitar a instalação do 5G in-a-box para conectar a fazenda. “É algo próximo da interiorização da energia elétrica no Brasil: agora, quem precisa de rede vai poder construir a própria”, compara.

“É uma rede com rádio, packet core e todos os serviços dentro de uma caixa”, resume o diretor de digitalização da Cisco, Rodrigo Uchôa. “Não é um produto Cisco, é uma iniciativa de promoção à produção e desenvolvimento tecnológico. Pode virar um produto se alguma empresa se interessar, mas serve também para a formação [profissional]”, declara.

Não é a única tecnologia a ser trabalhada com essa abordagem. A companhia também desenvolve em parceria com a Inatel e a RNP a solução de Open RAN no Brasil. Country manager da Cisco no País, Ricardo Mucci reiterou que a empresa não visa entrar no mercado de rádio, mas apenas nas soluções de backhaul e transporte. “Nosso ponto é investir em pesquisa e desenvolvimento”, afirmou. A empresa utiliza recursos próprios e a Lei de Informática para levantar recursos nesses projetos. “Estamos coletando o dinheiro e colocando para a Inatel apenas para criar a tecnologia no Brasil. A IP [propriedade intelectual] da rádio pertence ao governo, ao MCTI.”

Saúde

Dentre outras iniciativas do BDI estão também a parceria com o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo (InCor) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para teleorientação de ato cirúrgico (TAC). O projeto piloto, que envolve equipes de especialistas para acompanhar o pré-cirúrgico, a cirurgia e o pós-operatório, já contou com 12 cirurgias cardíacas telemonitoradas. Novas salas de monitoramento deverão ser instaladas ainda neste ano, e o lançamento oficial da plataforma deverá ocorrer em junho.

Outra parceria da Cisco é com o centro de inovação do Hospital das Clínicas, o InovaHC, para fornecer soluções de monitoramento de pacientes no acompanhamento da jornada dos pacientes de Transplante de Medula Óssea (TMO). Com o sensoriamento e informações obtidas na solução de Internet das Coisas, o sistema promete reduzir o tempo de internação de pacientes de sete para apenas um dia.