No primeiro trimestre foram vendidos 269 milhões de smartphones no mundo (sell-in), o que representa uma queda de 13% em comparação com os 308 milhões registrados no mesmo período de 2022, informa a Omdia. O relatório da consultoria confirma os dados que haviam sido levantados pela Canalys duas semanas atrás.

A Samsung mantém a liderança desse mercado, mas seu market share caiu de 24% para 22% em 12 meses. A sul-coreana vendeu 60 milhões de smartphones no primeiro trimestre, 18% a menos que no mesmo período de 2022. Ela está ameaçada pela Apple, que vem em segundo lugar com 57 milhões de smartphones comercializados entre janeiro e março deste ano, com 21% de market share. A Xiaomi manteve o terceiro lugar, mas sua queda foi maior que a da Samsung: a fabricante chinesa viu seu volume de vendas ser reduzido em 22% em um ano, de 39 para 31 milhões de unidades, e agora seu market share é de 11%. Oppo e vivo completam o ranking dos cinco maiores com 10% e 8% de share, respectivamente.

A maior queda na comparação anual entre trimestres foi registrada pela realme, cujo volume de vendas caiu 44%, passando de 15 para 8 milhões de smartphones. Seu market share agora é de 4%.