O TCU criou o Núcleo de Inteligência Artificial (NIA) com o intuito de orientar e fomentar o uso responsável e ético da tecnologia nas atividades do Tribunal de Contas da União.

A nova equipe faz parte da Secretaria de Tecnologia da Informação e Evolução Digital (Setid) do Tribunal e deve desenvolver e implementar soluções de IA que possam contribuir para a melhoria da gestão pública e do atendimento ao cidadão.

Uma das diretrizes do controle externo do TCU, no eixo Institucional, é justamente o uso intensivo de tecnologia. E diz: “o Tribunal deverá buscar soluções de tecnologia que, quando possível, envolvam inteligência artificial e aprendizado de máquina para otimizar os processos de trabalho e melhorar a capacidade de priorizar e alocar recursos.”

O núcleo de IA acredita que o uso da tecnologia poderá melhorar eficiência, produtividade e qualidade em diferentes frentes, como saúde, educação, segurança e meio ambiente.

Está entre as competências do NIA:

– auxiliar os funcionários do TCU quanto ao uso dos serviços de IA;

– promover pesquisa, avaliação, definição e tomada de decisões e no fornecimento de soluções que envolvam a inteligência artificial;

– normatizar os padrões de uso dos serviços de IA;

– contribuir para o provimento de comunicação, disseminação, adoção de boas práticas e lições aprendidas por equipes de projetos no uso de soluções relacionadas à IA;

– contribuir para o provimento de soluções de mineração de dados, aprendizagem de máquina, processamento de linguagem natural, entre outros métodos de análise de dados.