O 5G completa um ano no Brasil nesta quinta-feira, 6. Até o momento, são mais de 10 milhões de acessos e a rede móvel de quinta geração está presente em mais de 150 cidades. De acordo com a Conexis, o marco chegou com 11 meses, enquanto o 4G levou pouco mais de dois anos (26 meses, para ser mais exato) para atingir o mesmo marco.

O edital previa para até setembro de 2022 a instalação da tecnologia em todas as capitais. Em seguida, seriam as cidades com mais de 500 mil habitantes até julho de 2025 e, para julho de 2026, seria o prazo final para as cidades com mais de 200 mil moradores.

Porém, as operadoras se anteciparam e já instalaram o 5G nas capitais, nas cidades com mais de 500 mil habitantes e na metade dos municípios com mais de 200 mil moradores.

Para a Conexis, o principal obstáculo para o avanço do 5G no País é a ausência de uma lei de antenas nos municípios ou legislações desatualizadas. De acordo com a entidade representante das operadoras é preciso atualizar as leis, adequando-as à Lei Geral das Antenas, de modo a acelerar ainda mais a instalação da rede móvel de quinta geração.

Segundo levantamento do projeto Conecte 5G – das associadas da Conexis – 77 das 155 cidades com mais de 200 mil habitantes têm leis desfavoráveis ou não possuem legislação específica para a instalação de antenas. 54 desses municípios possuem lei das antenas atualizadas, e 24 têm legislação específica, mas precisariam de ajustes.