Os aplicativos móveis mais populares do mundo, em geral, são gratuitos, com seu modelo de negócios bancado por publicidade. Mas será que os consumidores estariam dispostos a pagar por eles? E quanto pagariam? A agência norte-americana McGuffin realizou uma pesquisa com 2.004 consumidores dos EUA focando nos 16 apps gratuitos mais populares daquele país.

Descobriu-se que o WhatsApp é o aplicativo cujos usuários mais estariam dispostos a pagar pelo seu uso. 89% responderam que aceitariam desembolsar, em média, US$ 2,38 por mês para utilizar o aplicativo de mensageria.

Em último lugar na lista está o Facebook: 64% topariam pagar por ele. Em compensação, a mensalidade que aceitariam desembolsar pela rede social seria maior que o WhatsApp: US$ 2,92, em média.

Hipoteticamente, se os percentuais e os valores registrados na pesquisa nos EUA fossem válidos para o mundo inteiro, e se os usuários de fato migrassem para o modelo pago, todos os apps pesquisados teriam um faturamento maior com venda de mensalidade do que aquilo que faturam hoje com publicidade. A maior diferença seria do Reddit, cuja receita anual saltaria de US$ 76,9 milhões para US$ 8,3 bilhões, um aumento de 10.771%. No caso do Facebook, a diferença seria de apenas de 16%, passando de US$ 46 bilhões para US$ 53,4 bilhões.

Confira abaixo os resultados da pesquisa nos gráficos produzidos pela McGuffin.