Uma ultrassonografia foi realizada à distância através de uma rede 5G montada para testes em Santa Rita do Sapucaí/MG, nesta quinta-feira, 5. Foi uma demonstração realizada pela TIM em parceria com a Ericsson para mostrar o potencial da tecnologia.

Uma grávida de sete meses serviu como voluntária para o teste, deitada em uma cama. Outra mulher, sem qualquer conhecimento prévio de medicina, vestiu uma luva com sensores e segurou o aparelho de ultrassom. Enquanto isso, uma médica, em outro edifício, manuseava um controle remoto, que gerava vibrações na luva, guiando o exame. Os comandos da médica e as imagens do ultrassom, assim como uma chamada de áudio entre a médica e sua assistente improvisada, eram transmitidos através de uma rede 5G composta por duas ERBs operando em 3,5 GHz. No aposento da grávida e no escritório da médica havia roteadores recebendo e transmitindo o sinal em 5G. A transmissão foi feita a uma velocidade de 800 Mbps e latência de 20 ms.

Casa 5G

A ultrassonografia via 5G era apenas uma dentre várias outras aplicações da tecnologia que foram demonstradas na “Casa TIM 5G”, ambiente criado pela operadora com diversos parceiros na referida cidade mineira, onde mantém um laboratório de rede de quinta geração no Inatel. Na mesma casa foram exibidas soluções de smart cities, indústria 4.0, residência conectada, games, dentre outras.

Chamou a atenção o show ao vivo de uma banda de rock em que o guitarrista e cantor estava na Casa TIM 5G, enquanto o baterista e o baixista estavam dentro do Inatel, a algumas centenas de metros de distância. Eles conseguiam tocar de forma sincronizada porque o som de retorno era transmitido com baixíssima latência via rede 5G. Essa aplicação foi apresentada pela Ericsson também.

A LG, por sua vez, apresentou equipamentos de uma casa conectada, onde vários eletrodomésticos são controlados via smartphone ou pelo controle remoto da TV, através da rede 5G. A fabricante sul-coreana promete trazer para o Brasil ainda este ano um smartphone 5G com duas telas, o V50 ThinQ.

A velocidade de download na rede 5G dentro da casa chegou a 760 Mbps em um smartphone, em uma demonstração realizada pela Qualcomm.