Caixa, Visa, Cybersource e Peixe Urbano fizeram nesta sexta-feira, 8, a primeira transação brasileira em 3DS 2.0, o protocolo que traz mais segurança às compras em canais digitais ao utilizar mais inputs de dados para confirmar que aquela transação é real, em especial no mobile. Com exclusividade ao Mobile Time, a Visa confirmou que a transação foi feita no modo crédito para comprar um par de ingressos no Peixe Urbano. A aquisição é vista como um marco para os protocolos de segurança em pagamento no Brasil, como explica Alessandro Rabello, diretor executivo de produtos da bandeira de cartões.

“A primeira transação com o protocolo 3DS 2.0 é um marco que ditará uma nova fase do e-commerce brasileiro. Com mais segurança e uma melhor experiência do usuário, conseguiremos aumentar a conversão de vendas dos estabelecimentos comerciais e fortalecer a presença de modalidades de pagamento como o débito online, além de possibilitar a expansão da autenticação para o canal mobile. Caixa, Peixe Urbano, CyberSource e Visa foram os pioneiros ao possibilitar a primeira transação dentro do protocolo, mas, ao longo de 2019, veremos mais participantes aderindo aos benefícios do 3DS 2.0”, disse o executivo.

Vale lembrar, o 3DS 2.0 não depende apenas de adoção das bandeiras, mas de todo ecossistema de pagamentos: gateway, adquirente, emissor e comércio eletrônico. Ao lado das bandeiras de cartões, os processadores de pagamento Cielo, Adyen, Braspag e Cybersource são algumas das empresas que vem se preparando para adotar este padrão desde o terceiro trimestre de 2018.

O funcionamento dessa nova tecnologia está explicado neste vídeo produzido pela Visa.