A partir do dia 29 de setembro inicia-se a fase do compartilhamento de dados de investimentos do open finance, chamada de open investment. O cliente poderá repassar suas informações de uma instituição financeira para outra. Para o Banco do Brasil, nesta etapa, a disputa por essas informações não se dará por portfólio ou taxas mais baixas, mas, sim, por qualidade na assessoria de investimento.

Eduardo Villela de Simone, executivo de alocação e produtos de investimentos do Banco do Brasil, lembrou que ao longo do open banking foram feitos alguns experimentos e campanhas com os dados para aqueles que compartilharam saldo de poupança de outras instituições. “A gente percebeu que, quando essa abordagem era feita no contexto de open finance, o engajamento do cliente era significativamente maior, o que nos deixa muito otimistas do potencial do open investment quando ele atingir uma maturidade”, explicou.

“Clientes que consentiram no open banking ou finance vieram atrás de alguma vantagem. Conseguir uma taxa mais barata no crédito pessoal, um aumento no limite do cartão de crédito, por exemplo. E o grande desafio é saber qual vai ser a barganha, a oferta, de fato, do open investiment para atrair esse cliente a fornecer seus dados em outras instituições?”, questionou o executivo. E completou: “Como ponta do iceberg vamos prover uma série de serviços de gestão financeira que antes ficavam restritos aos clientes de alto poder aquisitivo e alto patrimônio. O cliente já tinha um assessor de investimento dedicado e uma solução de consolidação de patrimônio. E, de alguma forma, o open investment vai conseguir democratizar o acesso a esse tipo de solução. É o que vai gerar valor para o cliente”.

Com relação às instituições, o open investment integrará ainda mais informações sobre o cliente, de forma que o banco terá dados globais sobre a pessoa e, com isso, será capaz de ofertar produtos e serviços mais assertivos.

“Seja sob a ótica do perfil de risco, do consumo de produtos ou mesmo do seu momento de vida, com essa visão integral, conseguiremos apresentar uma oferta que faça mais sentido e que seja mais aderente às necessidades e ao momento de vida dessa pessoa. O compartilhamento de dados vai permitir – seja por soluções digitais ou atendimento humano, com especialista de investimento ou gerente de relacionamento – termos uma comunicação mais próxima e efetiva com o cliente”, resumiu.

Para o executivo, o assessoramento será a ponta do iceberg, como comentou acima, e os outros produtos ainda não pensados ou desenvolvidos nascerão a partir desse estágio inicial. “Pensando no futuro, até por um posicionamento de Banco como Serviço (Bank as a Service), temos uma série de oportunidades de trabalhar clientes e não clientes”, disse.

Banco do Brasil

Executivos do Banco do Brasil discutem as possibilidades do open investment, que começa no dia 29 de setembro. Imagem: reprodução de vídeo

Segundo estudo da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), o País possuía em 2022 cerca de 60 milhões de pessoas investidoras. A perspectiva para este ano é que 9 milhões se iniciem no mundo dos investimentos.

“A gente ainda tem uma taxa de penetração de produtos de investimentos na sociedade muito baixa. Então, de alguma forma, a gente está começando um trabalho aqui que, a meu ver, é mais de meio de pirâmide e base do que de topo”, explicou. São pessoas que não se veem como investidoras e não sabem como fazer para ingressar nesse mercado.

Open banking e investiment no BB

Ao todo, o Banco do Brasil possui 2 milhões de consentimentos de clientes únicos e 3,4 milhões de consentimentos totais.

Os canais digitais entram para ajudar a oferecer assessoria de investimentos para todos os tipos de clientes do BB, dando escala às soluções de assessoria do banco, inclusive de especialistas – atualmente, são 43 agências especializadas espalhadas pelo País e mais de 1 mil funcionários especialistas.

Para assessorar seus clientes, o Banco do Brasil fez uma série de adequações em suas plataformas, entre elas, alimentou seu chatbot no WhatsApp para falar sobre investimento. “Agora ele está altamente preparado para falar de investimento. Pelo canal, é possível: oferecer uma carteira sugerida; explicar sobre fundos imobiliários; atualizar o perfil do investidor; fazer algum investimento”, explicou Ciro Calaça, executivo de estratégia de clientes. A partir do dia 29 o ferramental do BB está pronto para trabalhar uma assessoria para quem consentir no compartilhamento de dados.

O banco também repaginou seu aplicativo de investimentos, incluindo nele a solução de agregação de investimentos da B3 e a oferta de consolidação dos investimentos.

O que é o open investment

Em abril deste ano, houve o compartilhamento de alguns dados de câmbio, seguros, previdência e capitalização, mas no fim de setembro o cliente poderá compartilhar seu portfólio de investimento como um todo entre as instituições do ecossistema de open banking, iniciando oficialmente o open investment. Neste caso, são informações sobre renda fixa e crédito – como CRI, CRA, debênture – renda fixa bancária, renda variável, ações, fundos imobiliários e fundos de investimentos, entre outros produtos.

Vale dizer que, mesmo o cliente já tendo dado o consentimento em etapas anteriores de abertura do ecossistema bancário, a pessoa terá que consentir para abrir seus dados de investimentos. E, quando assim o faz, permite a visualização de todos os investimentos naquela instituição. E, se no período de consentimento a pessoa adquire um produto, esse dado será compartilhado com as outras instituições autorizadas automaticamente.

“Um dos desafios das instituições vai ser revalidar aqueles clientes que já compartilharam e estão no ecossistema, para que eles possam ter acesso a outros investimentos”, comentou Karen de Rezende Machado, executiva de open finance do Banco do Brasil.