Movimento Inovação Digital (MID ou antiga ABO2O) apresentou nesta terça-feira, 5, seu manifesto pela abertura de dados gerados ou custodiados pelo poder público para que empresas públicas e privadas possam usá-los, gerando novos modelos de negócios, novos serviços e uma melhor eficiência dos governos em todas as instâncias.

“Apostamos em parcerias público-privadas transparentes que permitam a co-construção de serviços públicos e a geração de produtos com cada vez mais valor agregado para a sociedade, as empresas e os governos”, escreveu a entidade em seu manifesto.

O MID acredita que é possível avançar com uma agenda de abertura de dados gerados pelo poder público e, ao mesmo tempo, estar em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

O manifesto também pede aceleração na digitalização dos governos federal, estaduais e municipais e reconhece os esforços dos entes públicos nesse sentido para um governo mais digital. A proposta é que se crie um modelo de Governo como Plataforma “baseado no compartilhamento de infraestrutura de dados e tecnologia para uso de órgãos públicos e entidades privadas, promovendo uma abordagem mais eficiente, colaborativa, inovadora e centrada no cidadão.”

O MID acredita que o movimento da digitalização pode desburocratizar o estado, otimizar processos e oferecer serviços mais ágeis, escaláveis e interoperáveis.

A entidade se coloca à disposição para cooperar com as instâncias públicas para avançar na proposta de Governo como Plataforma e pede para que toda a sociedade civil se junte ao movimento.