Anahí Llop, MID

Anahí Llop acredita que recolhimento de tributação por marketplaces pode não se aplicar ao Brasil (crédito: divulgação)

O Movimento Inovação Digital (MID), associação que representa plataformas digitais no Brasil, anunciou na última segunda-feira, 12, Anahí Llop como nova líder do comitê de Tax, cujo objetivo é defender interesses e políticas em prol do mercado e do ecossistema digital, no que diz respeito ao ambiente fiscal. Ela é diretora jurídica na OLX Brasil, empresa que reúne as marcas OLX e ZAP, e integra o Comitê de Compliance delas.

Para ela, a reforma da estrutura legislativa de cobrança de impostos, taxas e demais contribuições é um tema importante para o MID. Ela acredita que a discussão deve começar pela reforma da tributação sobre o consumo, mas também deve passar pela reforma trabalhista, que poderia gerar impactos em legislações específicas para o setor de tecnologia.

Llop destaca também possível alteração do modelo de tributação dos marketplaces estrangeiros, pelo qual as plataformas ficariam responsáveis pelo recolhimento de tributos incidentes sobre as vendas. A executiva pensa que a iniciativa é influenciada por experiências estrangeiras que podem não ser aplicáveis ao sistema tributário brasileiro.

O comitê mapeia questões tributárias que impactam as centenas de empresas associadas ao MID.

Llop é graduada e pós-graduada em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e no Executive LL.M. (Máster Of Laws) CEU Law School, associado ao IESE Business School.

O MID também anunciou outras lideranças para os demais comitês da entidade: Rodrigo Soeiro (CEO da Monnos) para o de Fintechs e Meios de Pagamento; Rodrigo Porto (especialista em Relações Governamentais na InDrive) no comitê de Mobilidade, Maysa Scrocco (head jurídica e de compliance na Loggi) no comitê de Logística; e Rebecca Cesar (head de comunicação corporativa e sustentabilidade do Rappi) no comitê de Comunicação.