Um estudo da IPC Maps revela que neste ano as famílias brasileiras deverão gastar R$ 208,4 bilhões em telecomunicações, um aumento de 19% contra R$ 175 bilhões de 2022. Com os dados baseados em informações oficiais e softwares de geoprocessamento, a análise revela ainda um crescimento de 58% no consumo desses serviços desde 2019.

Nota-se também que a principal categoria socioeconômica que consome telecom é a classe B com R$ 91,5 bilhões, seguida pela classe C (R$ 72,7 bilhões); classe A (R$ 25,5 bilhões); e as classes D/E (R$ 18,5 bilhões).

Entre os serviços, o mais consumido é o combo celular, Internet e TV, respondendo por 20,5%. Na sequência aparecem assinatura de plano celular (18,5%), compra de handsets e acessórios (18,5%) e assinatura de telefone (16,5%).

Empresas

Considerando todos os 5,5 mil municípios brasileiros, o estudo revela que o número de empresas que vendem serviços ou produtos de telecomunicações cresceu 5%, de 57,8 mil em 2022 para 60,5 mil em 2023. Ou seja, 2,7 mil empresas mais passaram a atuar neste setor.