O uso de novas tecnologias também foi alvo do estudo TIC Saúde de 2022. Os estabelecimentos ouvidos começam a engatinhar nesse quesito. A análise mostra que big data, por exemplo, é utilizada por 6,3% dos 120 mil estabelecimentos de saúde do País, ou seja, 7,6 mil. Desses, 5,7 mil são privados. Os dados são da pesquisa TIC Saúde 2022 lançada nesta segunda-feira, 5, pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

A principal fonte de informações para a realização da análise são os dados próprios dos estabelecimentos, tanto os provenientes de fichas cadastrais, formulários e prontuários (76%) quanto os provenientes de dispositivos inteligentes e sensores (74%).

Além desses, os estabelecimentos que fizeram análise de big data encontram dados nos seguintes ambientes:

– 56% utilizaram dados gerados a partir de mídias sociais, como redes sociais, blogs, sites de compartilhamento de conteúdo de multimídia;

– 55% utilizaram dados de geolocalização provenientes do uso de dispositivos portáteis, como telefone móvel, conexão wireless ou GPS;

– 37% utilizaram outras fontes de dados.

A inteligência artificial, por sua vez, é utilizada por cerca de 3,5 mil (2,92%) dos estabelecimentos de saúde no País e está mais presente nos privados (cerca de 3,2 mil). E, por fim, a robótica é utilizada por cerca de 4,7 mil (3,92%), sendo que 3,3 mil destes são privados.

A pesquisa

Nesta 9ª edição da TIC Saúde 2022, as entrevistas ocorreram entre abril e outubro de 2022 com 2.127 gestores de estabelecimentos de saúde localizados em todo o território nacional. A pesquisa também entrevistou 1.942 profissionais de saúde.