O NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) lançou, nesta quarta-feira, 30, a plataforma Conectividade na Saúde, uma ferramenta que pretende medir a qualidade das conexões Internet nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais, e outros estabelecimentos de saúde pública no País.

Projetada em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a ferramenta é alimentada com dados do Sistema de Medições do Tráfico de Internet (SIMET), que deverão ser instalados gratuitamente nos estabelecimentos. O único critério exigido para instalar o medidor é ser inscrito no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Ao digitar o código CNES na ferramenta, o gestor terá acesso aos resultados da medição em sua unidade. Entres os dados disponíveis estão métricas como latência, velocidade de download, upload e perda de pacotes. É possível observar, ainda, o histórico da qualidade da rede num período de até 60 dias, além de compará-la com a mediana de conexão à Internet do entorno, o que permite avaliar a possibilidade de contar com um serviço melhor. A plataforma fornece também uma lista de provedores que atuam na localidade.

“A plataforma permite um acompanhamento em tempo real da conectividade e sua qualidade. Ela é um apoio a gestores federais, estaduais e municipais, pois ajuda a tomar decisões ações baseadas em dados empíricos, olhando a condição das suas redes, acompanhando sua evolução”, afirmou Paulo Kuester Neto, analista de projetos do NIC.br e um dos idealizadores da plataforma, ao Mobile Time.