O CEO e cofundador do Facebook, Mark Zuckerberg, confirmou que haverá interoperabilidade entre os aplicativos de mensageria da empresa (Messenger, Instagram e WhatsApp). Em publicação na rede social, o executivo disse que a alteração se baseia em ter uma plataforma “focada em privacidade”, com criptografia,  segurança, interoperabilidade e segurança no armazenamento de dados de seus usuários.

“Planejamos permitir que você envie mensagens para seus contatos usando qualquer um de nossos serviços e, em seguida, estenderemos essa interoperabilidade para o SMS também. Claro, isso precisaria de opt-in e você (usuário) será capaz de manter suas contas separadas, se você quiser”, escreveu Zuckerberg.

No texto, Zuckerberg defendeu que “há vantagens na interoperabilidade”, como empresas que desejam receber mensagens do Facebook Messenger no WhatsApp, sem revelar seus dados telefônicos. O desejo de integrar as soluções fora adiantado durante a divulgação do relatório financeiro anual da empresa em janeiro deste ano. Contudo, Zuckerberg disse que seria para depois de 2020.

Além do SMS, o CEO da rede social sinalizou que também deve aderir ao padrão RCS em seus apps de mensagem, mas que ainda há trabalho a ser feito, como o fato de apenas dispositivos Android permitirem interoperabilidade, a garantia que a interoperabilidade não fará mal à criptografia de ponta a ponta do WhatsApp, e garantir segurança contra o envio de SPAMse outras vulnerabilidades.

Receios

Embora a ligação entre os apps seja vista como um passo importante para o Facebook, o mesmo não pode ser dito pelos reguladores europeus. Em 2016, o Facebook foi forçado a parar de transferir dados por uma ação do grupo de proteção europeu Article 29. No mesmo ano, o Information Comissioner Officer (ICO) do Reino Unido concluiu que o compartilhamento de informações dos usuários do WhatsApp para o Facebook é ilegal.

Sobre esses receios, Zuckerberg ressaltou que a companhia não fará a mudança abruptamente. Ele pretende consultar especialistas, advogados, parceiros da indústria e governos para tomar essas ações do modo correto: “Isso significa assumir posições em alguns dos problemas mais importantes para o futuro da Internet. Como sociedade, nós temos a oportunidade de definir onde estamos, decidir como valorizamos as comunicações privadas e decidir quanto tempo e onde os dados devem ser armazenados”.

Pesquisa

Para entender o impacto dessa estratégia de interoperabilidade sobre o mercado brasileiro, vale a leitura da mais recente edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel, na qual é comparada a popularidade dos quatro principais apps de mensagens no País: WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram e Telegram.