Após avançar pelo Brasil com sua oferta de consórcio 100% digital, a Klubi (Android, iOS) quer lançar sua corretora de seguros digitalizada. Em conversa recente com Mobile Time, Anderson Silva, cofundador e COO da empresa, explicou que a ideia é usar sua expertise com agentes de voz e texto com inteligência artificial generativa.

Batizada como Kris, a agente de conversação funciona com venda e pós-venda de consórcios (automóvel e residencial) e compra planejada de produtos (celular, moto e viagem) por meio do app, site, WhatsApp e ligações telefônicas. Esse mesmo modelo será usado para as comercializações dos seguros de vida, celular, automóvel e imóvel.

A ideia da companhia é vender seguros principalmente para o cliente que veio pelo consórcio, mas também para clientes de fora.

Agente da Klubi

A Klubi divide seu robô em duas partes: o agente textual é orquestrado com a Infobip para funcionar em plataformas de Meta e Google e possui APIs conectadas com grandes modelos de linguagem (LLM), como o ChatGPT; a agente de voz não possui um orquestrador, mas combina soluções que identificam a voz, transcrevem para texto, levam para o LLM, batem no banco de dados da startup e depois voltam para o cliente com resposta via voz em milissegundos.

Silva explicou que são seis a sete startups que atuam com o robô de voz – algumas delas são estrangeiras e prestam serviço para a OpenAI. Disse ainda que no bot de voz, a dificuldade não foi encontrar as empresas, mas adaptar a captura e a identificação de voz para cada handset: “A sensibilidade da captura do som muda. Precisamos modular muito para chegar na latência pequena e o cliente não perceber que é um robô. Foram meses arquitetando”, explicou o executivo.

Os bots foram construídos ao longo de dois anos em uma jornada focada em dados e em deixar o consumidor no controle da jornada, afirmou Silva. Isso passou por texto, árvore de decisão binária, aprendendo na relação entre a IA do bot e inteligência do atendimento humano até ter uma forte base de conhecimento que poderia ser plugada em um LLM.

“Não foi de uma hora para outra que fizemos a (adoção de) inteligência artificial. Foi uma construção de processo e de cultura organizacional muito forte. A cada mês, nós melhorávamos a performance”, disse ao explicar que a jornada em IA começou em automóveis e depois migrou para os outros produtos. “Hoje eu poder dizer para você, nós melhoramos em até seis vezes o nosso processo de venda”, completou.

Resultados

Atualmente, o percentual de assertividade da Kris está em 90% – os outros 10% vão para o atendimento humano. Em média, a Klubi tem 12 mil conversas por mês no pós-venda. Por mês, a companhia vende 15 mil consórcios, dos quias 14 mil são pelo bot e 1 mil por humanos que atuam para fechar as vendas nos produtos de maior valor agregado, como imóvel e carro. Uma área de monitoramento acompanha os robôs e tenta buscar padrões no atendimento.

Com autorização do Banco Central, a Klubi tem um prazo médio de retenção do cliente de imóvel de 180 meses, automóvel é de 80 meses e celular é pouco mais de 20 meses. Aproximadamente, a companhia tem 40 mil usuários ativos em seu app. A gestão do cliente no Klubi é feita pelo aplicativo.

Na estrutura operacional, a empresa mira o break even para os próximos meses e mantém o caixa saudável da última rodada de investimento com R$ 45 milhões realizada em dezembro.

Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA

 

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