Merqueo

Depósito do Merqueo fica na Vila Leopoldina, perto da CEAGESP. Foto: divulgação

O supermercado colombiano 100% digital Merqueo (Android, iOS) chega ao Brasil em operação que prevê um investimento de US$ 20 milhões ao longo de 12 meses e que tem início em São Paulo e região metropolitana. Seu diferencial está no modelo de negócio pure player, ou seja, com o controle de todas as camadas da operação: a tecnologia é proprietária, o sistema de logística, a entrega, o depósito, as dark stores e a equipe do Merqueo negocia com fabricantes, indústria e produtor de hortifrúti. Sua meta é “democratizar o supermercado online” e levar a comodidade para todas as classes.

“Com toda a estrutura sendo só nossa, conseguimos entregar os melhores preços. A empresa nasceu para democratizar o acesso ao supermercado online, que ainda é muito elitizado; e foi pensada para ser um supermercado com preços competitivos e experiência top”, resume Giselle Tachinardi, diretora de crescimento e marketing do Merqueo Brasil.

Tachinardi lembra que o supermercado online no Brasil, apesar da pandemia do novo coronavírus, tem share de 1%. “Isso é muito doido com tudo o que a gente passou. O que a gente quer é subir esse número”, explica.

Para isso, a empresa pretende atender a todos os grupos. “Para assumir esse compromisso, temos que lembrar que experiência de e-commerce é elitizada e a gente veio para ser disruptivo. E não é só portfólio classe C. Temos produtos premium, temos marca boa com preço bom”, completa.

Merqueo

Giselle Tachinardi diretora de crescimento e marketing do Merqueo Brasil. Foto: divulgação

Ao todo, o supermercado disponibiliza 4 mil produtos em seu site ou app e oferece três tipos de entrega: Programada, de acordo com a disponibilidade do cliente; Expressa, em 60 minutos; e a Ultra, em 15 minutos. Para expandir o delivery de última milha, a empresa estima ter sete dark stores em breve na cidade de São Paulo.

Mesmo que ainda esteja no início da operação – começaram oficialmente no dia 28 de julho –, o Merqueo consegue cobrir 60% da Grande São Paulo (inclusive em cidades como Barueri, Carapicuíba e Osasco) e a meta é expandir cada vez mais em seu primeiro ano de atuação no Brasil.

A empresa colombiana, nasceu em 2017 e há um ano expandiu para o México. O Brasil é o terceiro mercado e o ponto-chave para a meta da empresa: tornar-se liderança na América Latina em seu segmento.

“Somos o maior supermercado online na Colômbia e não podíamos deixar de olhar para o Brasil se quisermos ser líderes na América Latina. Nosso plano de expansão para região é forte e outras cidades estão no plano”, diz Tachinardi.