monitoramento-de-perdas-redes-de-distribuicao

Tela de monitoramento de perdas da Neoenergia captada por smart meters (crédito: Neoenergia)

A Neoenergia reduziu mais de 110 gigawats/hora (GWh) as perdas técnicas e 28 GWh as perdas não técnicas em sua rede elétrica em 2021. O resultado foi obtido por meio do Observatório de Redes para Redução de Perdas (GODEL), um programa que combina o uso de sensores inteligentes e aplicativos para acompanhar os 600 mil quilômetros da rede elétrica da companhia.

O GODEL tem 8,3 mil sensores inteligentes (GODEL Smart Sensor) instalados em redes de média tensão (até 34,5 kv) que medem a corrente e o fator de potência para o monitoramento de perdas por trecho de rede ou alimentador – circuitos de média tensão que saem das subestações e levam energia elétrica para os transformadores das redes de baixa tensão.

Os dados dos sensores são analisados por dois aplicativos: GODEL PCOM, app de cálculo do balanço energético granular dos alimentadores e trechos de alimentadores; e o GODEL Analytics, uma plataforma web para ver resultados de consumo da rede.

Criado com recursos do programa de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da empresa de eletricidade e regulado pela Aneel, o intuito do GODEL é atender 10 milhões de clientes com melhorias no fornecimento da rede.