Em breve o brasileiro vai poder pagar com o rosto olhando para a maquininha de POS. O software de pagamento com biometria facial da startup brasileira Payface está em processo de certificação para ser instalado nos equipamentos com câmera frontal da Positivo, primeira fabricante a firmar parceria para a novidade. Paralelamente, o modelo de negócios está sendo desenhado em conversas com bandeiras, emissores e redes de adquirência. A expectativa é de que os primeiros ensaios e pré-testes ocorram no ano que vem, e o crescimento em escala virá em 2025, prevê o cofundador e CEO da Payface, Eládio Isoppo, em conversa com Mobile Time.

Em termos de modelo de negócios, a Payface se espelha naquele da Apple com o Apple Pay. A ideia é cobrar um valor pequeno e fixo por transação, independentemente do valor da compra. Porém, em vez de cobrar somente do emissor, Isoppo acredita que seja possível dividir esse custo entre todos os elos beneficiados pela novidade, ou seja, bandeiras, adquirentes e emissores, pois todos ganham com a facilitação das vendas e a redução das fraudes. 

Cadastro do rosto

Hoje, o cadastro da biometria facial para sua associação a um cartão precisa ser feito no aplicativo da Payface. Mas a empresa quer levar esse processo para dentro dos apps dos bancos emissores de cartões, tal como já acontece com as carteiras digitais (Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay). Ou seja, o usuário poderá autorizar o pagamento com o rosto pelo app do seu banco, da mesma forma como faz com os pagamentos por aproximação. Aliás, o CEO da Payface acredita que, no futuro, haverá um ícone para representar os pagamentos com o rosto no extrato do cartão, para que sejam identificados, tal como ocorre com os pagamentos por aproximação.

“Nossa tese nunca foi a de ser mais um app ou mais uma carteira digital no smartphone do consumidor. Tivemos que fazer isso para chegar ao cliente, mas agora vamos dar os próximos passos para ganhar escala”, comenta Isoppo.

Números

A solução da Payface está disponível hoje para pagamento com o rosto em diversos supermercados de redes como Zona Sul, Prezunic, D’Ville, St Marche, dentre outros. É utilizado um smartphone com a solução da Payface integrada ao software de frente de caixa para capturar a foto do consumidor e validar o pagamento com o cartão cadastrado. Há cerca de 1,6 mil pontos de venda contratados, dos quais aproximadamente metade já está em operação.

A Payface informa que contabiliza atualmente centenas de milhares de usuários por mês e espera passar a casa dos milhões em 2024.

MobiFinance

O cofundador e CEO da Payface vai participar do painel “Mil e uma formas de pagar”, como parte da programação do 6º MobiFinance, seminário organizado por Mobile Time que acontecerá no dia 18 de outubro, no WTC, em São Paulo. Também estão confirmados para o evento:

. Bruno Venceslau, superintendente de dados, Brasilprev

. Cassiano Rusycki, CEO, Riocard

. Eládio Isoppo, cofundador e CEO, Payface

. Felipe Schepers, COO, Opinion Box

. Guilherme Amadori, gerente de soluções de investimentos, Banco do Brasil

. José Eduardo Machado, sênior solutions engineer, Neo4j

. Leandro Mattos, vice-presidente de soluções de transferência, Mastercard Brasil

. Luis Marcolino, diretor de transformação e crescimento, Sem Parar

. Paulo Farias, enterprise director, Neo4j

. Pedro Canellas, head, Rico

. Renata Daltro, vice-presidente comercial de grandes contas, Cielo

. Rodrigo Ikegaya, CPO, Foxbit

A programação atualizada e mais informações estão disponíveis em www.mobifinance.com.br.