Em abril, o WhatsApp (Android, iOS) havia anunciado novos recursos para que o usuário tivesse mais controle sobre quem poderia adicioná-los em grupos. No entanto, com os testes, a nova funcionalidade ganhou corpo e mudanças.

Para habilitar o recurso, entre em Configurações, toque em Conta, em seguida, Privacidade, Grupos e selecione uma das três opções: “Todos”, “Meus contatos” ou “Meus contatos, exceto”. “Meus contatos” significa que apenas pessoas do catálogo de endereços do usuário poderão adicioná-lo a grupos. E em “Meus contatos, exceto”, autoriza uma pessoa entre seus contatos a adicioná-lo em um grupo.

Nesses casos, um administrador que não puder adicionar o usuário a um grupo enviará um convite particular por meio de um chat individual, dando à pessoa a opção de ingressar no grupo. O link estará disponível por três dias antes que expire.

As novas configurações de privacidade foram lançadas para alguns usuários a partir desta quarta-feira, 6, e estarão disponíveis em todo o mundo nos próximos dias para quem usa a versão mais recente do WhatsApp.