Os grupos de WhatsApp são os novos fóruns de discussão dos brasileiros. Criam-se grupos para quase tudo: amigos de faculdade, pais de alunos, colegas de trabalho etc. E gasta-se bastante tempo para ler e responder mensagens nesses canais de comunicação coletiva. Cada brasileiro participa ativamente, em média, de 5,3 grupos de WhatsApp. É o que revela nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel, divulgada na última sexta-feira, 23.

Foi considerada como participação “ativa” a leitura ou o envio de mensagens pelo menos uma vez por semana dentro do grupo. O hábito é mais comum entre homens (5,6 grupos) do que entre mulheres (4,9 grupos). E é mais popular entre pessoas com maior renda, como aquelas das classes A e B (6,4 grupos), do que entre aquelas das classes C,D e E (4,9 grupos). A idade também faz diferença: usuários com 50 anos ou mais participam, em média, de 4 grupos.

Para essa pesquisa foram entrevistados em janeiro 2.007 internautas brasileiros que possuem telefone celular. Os dados completos estão disponíveis no relatório da pesquisa, que pode ser baixado aqui.