A Apple concordou em pagar uma multa de 25 milhões de euros para o governo francês por obsolescência programada nos iPhones. A fabricante aceitou a pena aplicada pela Procuradoria da República de Paris, após investigação da Direção Geral de Concorrência, Consumo e Repressão à Fraudes (DGCCRF) da França constatar a ação danosa aos consumidores.

Na decisão publicada nesta sexta-feira, 7, a DGCCRF – órgão similar ao brasileiro Cade – confirmou que a Apple deixou os os iPhones 6, 7 e SE mais lentos depois de atualizar o sistema operacional para versões 10.2.1 e 11.2. A investigação começou em 2018 e terminou em 2019.

A principal falha da Apple foi em não alertar os usuários que o OS deixaria seus dispositivos mais lentos. Como resultado, os usuários foram forçados a trocar a bateria ou até os smartphones. Além da multa, a fabricante norte-americana deve manter uma publicação à imprensa em seu site sobre o acordo durante um mês. Até o fechamento desta reportagem, não foi encontrado um posicionamento no site da Apple.

Vale lembrar que esta não é a primeira multa recebida pela Apple por obsolescência programada. Em outubro de 2018, a empresa recebeu uma punição de 10 milhões de euros do governo italiano pelo mesmo problema: lentidão em handsets após atualização do iOS.