O WhatsApp (Android, iOS) passa a limitar o envio de mensagens encaminhadas a partir desta terça-feira, 7. Os usuários do mensageiro poderão encaminhar apenas para uma conversa por vez com a atualização, em vez de cinco, como era antes. O objetivo é diminuir a proliferação de fake news pela plataforma, especialmente durante a crise pandêmica do coronavírus.

“Temos visto um aumento significativo na quantidade de mensagens encaminhadas que, de acordo com nossos usuários, podem contribuir para a disseminação de boatos e informações falsas. Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz trecho da publicação no blog da empresa.

Em julho de 2019, o app teve uma primeira redução de envios de mensagens, indo do ilimitado para cinco mensagens por vez.

O time do app disse na mensagem que o limite de encaminhamento feito em 2019 – uma primeira medida para combater as notícias falsas – colaborou para a redução de “25% no número de mensagens encaminhadas em todo mundo”.