O WhatsApp informa que conseguiu reduzir em 70% a quantidade de mensagens frequentemente encaminhadas desde 7 de abril, quando adotou a restrição a um contato para cada encaminhamento desse tipo de mensagem. A medida foi tomada para combater a disseminação de notícias falsas e para reforçar o caráter privado e pessoal da plataforma. Uma mensagem é classificada como “frequentemente encaminhada” a partir de cinco encaminhamentos.

Anteriormente, o WhatsApp já havia tomado outra providência nesse sentido, que havia sido a limitação de encaminhamento de mensagens para no máximo cinco contatos por vez. Essa medida havia reduzido em 25% o volume de mensagens encaminhadas.

De acordo com a mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel, o WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones brasileiros. 93% dos seus usuários no País declaram abri-lo todo dia e 5%, “quase todo dia”. Para efeito de comparação, o Facebook Messenger está instalado em 78% dos smartphones brasileiros e 59% dos seus usuários afirmam abri-lo todo dia ou quase todo dia, informa a pesquisa.