A Visa apresentou um projeto alternativo de pagamento por aproximação ao Tap on Phone. Batizado como Visa Accept, a solução busca entrar na camada de nanoempreendedores ao permitir que eles recebam pagamentos diretamente em seu cartão de débito ou pré-pago digital via contactless.

Em conversa com a imprensa especializada nesta quarta-feira, 7, Fernando Amaral, vice-presidente de inovação e produtos na Visa para o Brasil, explicou que o principal diferencial entre o Accept e o Tap on Phone é que o comerciante poderá receber o pagamento em tempo real contra uma compensação de pelo menos um dia.

Também afirmou que o custo programado é mais baixo para o recebedor com uma estrutura mais barata. O Visa Accept tem como objetivo ser a solução de entrada para os nanoempreendedores no mundo dos pagamentos, ou seja, o usuário que não tem nenhuma forma de aceitação de transações e que posteriormente evolui para outros formatos, como POS.

Importante lembrar, o Tap on Phone tem 7 milhões de dispositivos habilitados no Brasil. Globalmente, a solução mais que triplicou (240%) no último ano, em um movimento puxado por Estados Unidos, Reino Unido e Brasil.

Visa Accept: como funciona

O seu funcionamento começa a partir de um kit de desenvolvedor (SDK) da bandeira que é atrelado ao banco do usuário. Em seu smartphone com NFC, o empreendedor abre o app do banco e clica em participar para transformar o handset em uma POS móvel e aceitar pagamentos por aproximação. O volume recebido vai direto para a conta e pode ser acompanhado pelo app.

Inicialmente, o Visa Accept está em testes no Vietnã e na Guatemala, mas pode ir para outras regiões posteriormente.

Imagem principal: vice-presidente de produtos e inovação da bandeira, Fernando Amaral (divulgação)

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!