5G

A Greatek, empresa do grupo Greatek que arrematou uma das frequências no leilão do 5G, está lançando Low Noise Blocks (LNBs) e filtros para mitigação de interferência do 5G em banda C, faixa usada por estações de TV satelital. De acordo com Anderson Paiva Ferreira, gerente de novos negócios da companhia, os LNBs são como “amplificadores” de sinal que convertem a frequência da banda C até a banda L, enquanto os filtros rejeitam sinais de 75 dB na banda C.

Os LNBs e filtros funcionam nas faixas de 3,7 a 4,2 GHz, 3,72 a 4,2 GHz e 3,8 a 4,2 GHz, de modo a atender o perfil de cada cliente ante o sinal de descida satelital. Em resposta ao Mobile Time, Ferreira explicou que os filtros e LNBs da Greatek já “estão sendo usados por emissores e estações profissionais”, mas não pôde informar o nome das companhias.

Vale lembrar que a chegada do 5G obriga as estações de TV a migrarem para a banda Ku, como medida da limpeza de faixa de 3,5 GHz que será usada na quinta geração da telefonia móvel. A lista com 106 estações que farão a migração foi anunciada pela Anatel em março deste ano.

Greatek

Filtors e LNBs da Greatek (crédito: Greatek)