Cloud2U

Anderson Ferreira, gerente de novos negócios do Grupo Greatek/Cloud2U. Foto: Marcelo Kahn

A Cloud2U fará um teste com rede privada de 5G no segundo semestre de 2022. A informação foi confirmada pelo gerente de novos negócios da companhia, Anderson Paiva Ferreira, durante o primeiro dia do Fórum das Operadoras Inovadoras, evento organizado por Mobile Time e Teletime nesta terça-feira, 5.

O executivo explicou que a rede 5G privada será testada em uma aplicação de entretenimento e transmissão de vídeo. O projeto é similar a um pensado pela Globo, em 2016, para transmissão de vídeos simultaneamente por meio de LTE broadcast.

A operadora está em conversas com dois fornecedores para prover a solução.

“Temos um projeto piloto de rede privada no segundo semestre de 2022. Isso pode virar um modelo de produto em 2023, inclusive como Greatek (braço de tecnologia da Cloud2U)”, disse Ferreira, interessado em explorar este nicho.

“Era para ser em abril deste ano, mas precisaria de liberação de espectro (para teste) da Anatel. Portanto, vamos esperar a liberação de faixa no segundo semestre”, completou, sem revelar qual empresa será beneficiada.

O modelo de negócios da tecnologia ainda não está definido.

Vale lembrar que a Cloud2U é uma das novas entrantes do mercado de telefonia móvel, a partir do leilão do 5G.

Fórum das Operadoras Inovadoras 2022

O evento organizado por Mobile Time e Teletime continua nesta quarta-feira, 6, com painéis sobre MVNOs e diversificação dos negócios dos ISPs. O dia contará ainda com diversas sessões especiais sobre IoT, Wi-Fi 6E, entre outras, e com a participação de executivos de empresas como Stellantis, Arqia, Cisco, Surf Telecom, Nomo, Um Telecom, Vero, Neo, dentre outras.

Mais informações sobre o Fórum das Operadoras Inovadoras 2022 aqui.