5G

Ilustração: Cecilia Marins

Na última quarta-feira, 14, o conselheiro da Anatel e presidente do Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz), Moisés Moreira, disse estudar a limpeza dos espectros por clusters a partir das cidades com mais de 500 mil habitantes. Assim, regiões periféricas se beneficiariam, permitindo que as novas entrantes no mercado móvel tenham a opção de ativar o 5G antes do prazo estipulado pelo edital. A Cloud2U, do grupo Greatek, que adquiriu espectro no Sudeste – exceto São Paulo – já tomou pé da situação pelo Gaispi, vê com bons olhos a possibilidade de antecipar a cobertura e a mudança está alinhada com a estratégia da empresa.

Segundo Anderson Ferreira, Gerente de Novos Negócios do Grupo Greatek, a Cloud2U vai trabalhar na operação e implantação de infraestrutura de 5G nas cidades com base em regiões por clusters. “O Grupo possui larga experiência no mercado de recepção de TV via satélite, e por isso imaginávamos que a estratégia da limpeza do espectro seria de realizar a limpeza por setores ou clusters nos entornos das capitais e grandes cidades”, contou o executivo em entrevista exclusiva para Mobile Time.

“A liberação do espectro por clusters proporciona uma série de benefícios para a implantação e operação da rede, haja vista uma maior facilidade para as nossas equipes de campo tanto na instalação quanto na ativação de clientes”, complementa.