| Publicada originalmente no Teletime | No plano de trabalho da CPMI do 8 de Janeiro apresentado pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da CPI, consta a possibilidade de obter das plataformas digitais informações sobre como essas empresa agiram para disseminar o conteúdo que estimularam as invasões do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na ocasião, Eliziane Gama disse que tudo vai depender dos andamentos dos trabalhos. “Com o andamento dos trabalhos, não descartamos a possibilidade de auscultar e entender melhor o papel das grandes plataformas tecnológicas na disseminação de notícias falsas, não necessariamente por intencionalidade das empresas, mas por modelos de negócio que carregam em seu bojo riscos sérios e perigosos ao Estado Democrático de Direito”, aponta o texto apresentado pela senadora.

A ideia é que o colegiado analise um bloco de solicitações relacionado às plataformas digitais. Os requerimentos buscam ter acesso as imagens e mensagens compartilhadas em cada canal e que estejam ligadas aos ataques do dia 8 janeiro.

Ela destacou que o tema é uma preocupação atual do congresso brasileiro, já que está em debate neste momento um abrangente projeto que trata de regular plataformas, o PL 2.630/2020, conhecido como PL das Fake News.

O colegiado pode apreciar mais de 200 requerimentos na próxima semana. A pauta da primeira reunião deliberativa do colegiado deverá colocar em votação os pedidos de informações e relatórios à Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e convocações como a de Anderson Torres, do tenente-coronel Mauro Cid, dos ex-ministros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno e Gonçalves Dias, e do ex-ministro da Defesa, Braga Neto, entre outros.

A previsão é que os parlamentarem votem o conjunto de requerimentos que está anexado ao plano de trabalho da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) aprovado nesta terça, 6. A pauta, no entanto, ainda não foi divulgada pela secretaria da comissão parlamentar de inquérito.