O ecossistema de publicidade e marketing com núcleo em tecnologia soma mais de 620 empresas, segundo um levantamento da Pipeline Capital. Em resposta por e-mail ao Mobile Time, Pyr Marcondes, senior partner na firma de M&A e uma das vozes mais experientes do setor, acredita que esta é apenas a primeira etapa do movimento.
“O mundo de martechs e adtechs seguirá em expansão acelerada, com forte presença de empresas de performance e dados. Isso é inevitável e o Scape Report – como foi batizado o relatório – mostra a quantidade e diversidade de empresas olhando para estes nichos”, explicou Marcondes.
O estudo é dividido em sete categorias e 11 subcategorias. Das categorias principais, Adstack (gestão e compra de mídia) é o segmento com mais empresas, 605. Em seguida aparecem business intelligence (165), tecnologia (67), suítes criativas (69), plataformas de social e ativação (39), suporte (32) e métricas (24).
Performance e futuro
Em subcategorias, o segmento de performance lidera com 145 empresas, como companhias de performance de mídia e SEO: “Tecnologias disruptivas nestes segmentos de adtechs e martechs, ou seja, que tragam inovação para a cadeia de comunicação, terão bastante receptividade do mercado em geral, de investidores e agências, e até dos anunciantes. Neste sentido, um segmento que tem crescimento garantido é o de tecnologias baseadas em inteligência artificial”, explicou o executivo.
“Outro (setor com potencial) são as soluções baseadas em mobile. Vai crescer como plataforma enabler de diversas atividades de martechs e adtechs. Sem falar no potencial para integrar o varejo on e offline, que tem no mobile sua principal plataforma. Um dia será a Internet das Coisas que cumprirá este papel, mas hoje é o mobile, sem dúvida alguma”, completou.
Consolidação x novos players
Em relação às movimentações de mercado, Marcondes explica que há espaço para aquisições e novas empresas no segmento de marketing e publicidade digital: “Os dois caminhos são fortes tendências. Há um grande apetite de grandes empresas por novas soluções, o que invariavelmente puxa um movimento de consolidação. Neste primeiro semestre, tivemos diversos exemplos de empresas que captaram recursos na Bolsa e foram às compras logo na sequência. Ao mesmo tempo, como o Scape Report indica, há um universo crescente de novas soluções. Nunca o universo de martechs e adtechs esteve em tanta ebulição como agora”, prevê.
Vale lembrar, o Mobile Time ouviu de executivos que a consolidação do setor pode avançar, a partir da atualização do iOS 14, que apresentou fortes mudanças para a publicidade móvel.