A assistente virtual BIA do Bradesco alncaçou a marca de 2 bilhões de interações realizadas com 20 milhões de clientes ao longo de seus sete anos de operação. Além disso, a instituição confirmou que sua assistente virtual vai evoluir para uma versão 3.0 com o ChatGPT da OpenAI. Até então, a IA utilizada no serviço era o Watson, da IBM.

Durante o Super Bots Experience 2023, na última semana, o gerente de ciência de dados do banco, Augusto Vieira, confirmou que a instituição estava testando a IA generativa com a BIA. Mas não pôde dar detalhes do que está sendo trabalhado na solução de atendimento ao cliente do Bradesco, apenas disse que o banco desenvolve “uma visão holística” e que pretende ser “mais proativo” com o cliente a partir da IA.

Em julho, o head de inovação do banco, Fernando Freitas, antecipou uma funcionalidade ao Mobile Time da BIA: a de recomendações financeiras aos clientes.  A solução é voltada especialmente para as áreas de investimento e crédito, a partir da análise de dados com inteligência artificial.

Open finance

O Bradesco ainda registrou 3 milhões de consentimentos (opt-in) recebidos no open finance até o final de junho. No mesmo período, o banco também registrou 13,4 milhões de pessoas e 82,5 milhões de acessos no gerenciador financeiro, o produto que consolida os dados de contas e cartões do Bradesco e outras instituições a partir do opt-in dos consumidores.