Atuante no mercado há mais de 12 anos, o Colab.re recentemente começou a oferecer sua mais nova ferramenta: a Colab Gov.AI, uma inteligência artificial generativa, focada na criação de novos serviços públicos digitais. Seu único e simples objetivo é fazer a burocracia desaparecer em minutos.
Segundo o cofundador e CEO do Colab, Gustavo Maia, sem a tecnologia, digitalizar serviços públicos costuma demandar horas e até dias. Além de diminuir o tempo investido, a inteligência artificial reduz os custos. O Colab destaca que a solução é capaz de acelerar a criação de serviços digitais em até 94%.
A tecnologia é baseada na Amazon Web Service (AWS), contando com os múltiplos modelos de IA disponíveis na Amazon Bedrock, além de garantir segurança e conformidade de dados sensíveis através do Bedrock Guardrails. Já a arquitetura é multi-agent e multimodal, o que consiste em múltiplas combinações de modelos de linguagem de máquina (LLMs), e o código é fechado.
Inspirações e cuidados
Para treinar a Colab Gov.AI, a empresa buscou referências digitais não só do Brasil, mas de outros países, como Reino Unido, Togo e Índia. “Nós olhamos para o mundo todo, para trazer para cá tudo que for interessante para o funcionalismo público”, diz Maia. Os modelos naturalmente precisam responder à legislação local, como forma de garantir que a inovação seja juridicamente compatível e segura.
“Tudo que é colocado dentro de uma IA precisa de um ajuste fino para saber o que sairá disso. É neste processo que conseguimos definir o quanto de liberdade ela pode ter, até para não correr o risco de ter alucinações. Ao mesmo tempo, é preciso ter cuidado para que não exista uma restrição muito alta, senão, as respostas serão muito simplórias “, explica o CEO.
Do lançamento aos próximos passos
Disponível para teste gratuito desde 14 de outubro, a IA também funciona na plataforma do Colab e pode ser utilizada de forma integrada há cerca de um ano. Nela, os clientes têm a possibilidade de simular, ajustar e publicar novos serviços, podendo editar etapas, inserir novas informações e escolher os canais de distribuição, como aplicativos de instituições públicas, WhatsApp ou site. Pelo ecossistema, o cidadão pode reportar problemas, participar de consultas públicas, além de acessar aos serviços oferecidos.
Segundo Maia, duas semanas após o lançamento da versão demo, a Colab Gov.AI já somava 500 prompts de diversas áreas e de diversos lugares do mundo. Diante do sucesso, ele agora almeja aprimorar a parte conversacional da IA. “Hoje, ao receber um prompt, a Colab mostra os fluxos do serviço digital, que podem ser baixados em PDF ou imagens, mas queremos que ela seja capaz de aprimorar com base em feedbacks”, destaca.
Outro ponto que está na lista de próximos passos é a otimização de serviços. “A ideia é que seja possível sugerir melhorias a partir de um serviço já existente. Então, a pessoa apresenta o cenário e a Colab devolve um fluxo com melhoras a partir do que já existe no mercado”, explica.

