O Google descobriu mais três empresas de aplicativos que faziam fraude publicitária (ad fraud, em inglês) do Google Play por meio de kit de desenvolvedores (SDKs). De acordo com informações do site TechCrunch, são três redes de publicidade que fornecem o SDK danoso: AltaMob, BatMobi e YeahMobi.

Em resposta contra as ações dos desenvolvedores, a companhia enviou e-mails às empresas pedindo que retirem os SDKs fraudulentos, ou seriam retiradas do marketplace de apps. O ultimato foi reproduzido em publicação no blog para desenvolvedores Android, do Google Play.

Sem revelar o nome dos três desenvolvedores, o vice-presidente de segurança e privacidade do Google, Dave Kleidermacher, escreveu que consideram as denúncias de “atividades questionáveis” com seriedade e que “se um app viola as políticas da Google Play, eles tomam ações”.

A mensagem desta sexta-feira, 7, é uma continuação do relatório da Kochava, uma empresa de análise de dados que descobriu ad fraud em oito apps da Cheetah Mobile e Kika Tech. Seguindo o reporte da Kochava, uma investigação do Google constatou que dois dos apps tinham esquema de abuso de atribuição em instalação dos apps, algo que resultou na exclusão dos aplicativos CM File Manager e Kika Keyboard da plataforma.

Kleidermacher lembrou ainda que dois apps foram retirados esta semana por práticas similares e, que a investigação continua em curso. Portanto, mais desenvolvedores de aplicativos podem ser notificados. Vale frisar, na maioria dos casos, o desenvolvedor desconhece que o SDK usado é responsável direto pela fraude.