podcast

O WhatsApp (Android, iOS) é o principal canal de envio de mensagens no Brasil, seja para conversas individuais, em grupo, contatos com marcas e empresas. Segunda a pesquisa Mobile Time/Opinion Box, o aplicativo de mensagem está em 99% das telas de smartphones brasileiros. Ao mesmo tempo, o podcast está se tornando uma das principais mídias no Brasil e aquela que cresce mais rápido, a Podpesquisa da AbPod estima 34,6 milhões de ouvintes de podcasts no País em 2020, o dobro em comparação com o ano anterior.

Neste caminho, parecia natural que as duas tecnologias conversassem em algum momento, algo que aconteceu com a Rádio Traquinagem, o primeiro podcast infantil do Sesc Avenida Paulista. Desenvolvido em parceira com a Cultivo Comunicação, a ideia do espaço é ser uma ‘rádio para crianças’ com músicas e literaturas do universo infantil.

“A rádio nasceu antes da parceria com o Sesc da Avenida Paulista. Chamava-se Rádio Quarenteninha (foco em um canal para criança durante a crise do Novo Coronavírus)”, diz Leila Vilhena, escritora e sócia da Cultivo Comunicação. “O uso do WhatsApp surgiu pela necessidade de retorno do público. Sair da lista de amigos. Ele (WhatsApp) traz uma aproximação das pessoas melhor que os outros meios, como Facebook e Instagram. E quando surgiu o pedido do Sesc (para seguir com a rádio), decidimos manter isso”, completa.

Com apresentação de Vilhena, trilha sonora de Aluizio Cavalcante e coapresentação da atriz-mirim Lis Aguiar, a Rádio Traquinagem apresenta conteúdos como músicas, poemas (narrados pela apresentadora), e mensagens de crianças. Em sua primeira e única temporada com o Sesc, a rádio teve 12 episódios produzidos. Desde agosto, 820 pessoas se inscreveram na lista de transmissão.

Produção

Helena Segnini, educadora no Sesc Avenida Paulista, explica que o projeto contou com um número de telefone do Sesc cadastrado no WhatsApp Business – habilitado exclusivamente para o projeto. Quando o episódio ficava pronto, o arquivo de áudio era enviado aos usuários que se cadastraram por meio de lista de transmissão. O contato da rádio no WhatsApp foi disponibilizado nos canais de comunicação do Sesc Avenida Paulista.

A Rádio Traquinagem, primeiro podcast infantil do Sesc Avenida Paulista, estreia nesta sexta, 21/8, pelo whatsapp…

Posted by Sesc Avenida Paulista on Wednesday, August 19, 2020

Caminhos diferentes

Com o fim da primeira temporada, a parceria entre o Sesc e a Cultivo Comunicação terminou, assim como o envio dos episódios da Rádio Traquinagem via WhatsApp. Ainda assim, os 12 episódios podem ser encontrados no canal do Sesc Avenida Paulista no YouTube.

Agora, Vilhena pretende levar o projeto para outras redes, mas em outro formato. “Vamos seguir com a Rádio Traquinagem diferente, no Spotify e Instagram, e voltar para a área de educação. Temos pré-definidos duas escolas pilotos, com ensino fundamental. São eles que vão definir os episódios geradores para as rádios. E vamos produzir material de apoio ao professor, como trabalhar os episódios como eles desejarem. Mas depois, vamos  trabalhar com política pública”, descreve a produtora.

Por sua vez, a unidade do Sesc segue com sua programação dedicada ao público infanto-juvenil, como produções que envolvem a equipe do setor e o Estúdio Giroscópio, com o resgate das atividades pré-pandemia e publicação de conteúdos de parentalidade e cidadania.