Brasil e Índia assinaram nesta terça-feira, 8, uma declaração de comprometimento em estreitar laços bilaterais na próxima década a partir de cinco pilares, entre eles Transformação Digital e Tecnologias Emergentes.
Sobre o tema, as duas nações se comprometeram a desenvolver e avançar estruturas e projetos colaborativos com o uso de Infraestruturas Públicas Digitais inovadoras. Para tal, assinaram um memorando de entendimento para expandir essa colaboração, fomentando iniciativas conjuntas para:
– Capacitação;
– Intercâmbio de boas práticas;
– Desenvolvimento de projetos-piloto e cooperação institucional, apoiando a transformação digital e a prestação de serviços públicos de qualidade em escala para a população.
Ministros de estado de ambos os países assinaram nesta terça uma série de memorandos de entendimentos, entre eles um sobre cooperação na área de compartilhamento de “soluções digitais bem-sucedidas, implementadas em escala populacional” para a transformação digital.
Neste caso, a ministra Esther Dweck, do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Púbicos assinou o acordo, junto com o ministro de Negócios Estrangeiros indiano, Subrahmanyam Jaishankar.

A ministra Esther Dweck, do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Púbicos assina o acordo, junto com o ministro de Negócios Estrangeiros indiano, Subrahmanyam Jaishankar. Crédito: reprodução de vídeo
Índia e Brasil também se comprometeram em “trabalhar em conjunto em fóruns multilaterais relacionados à governança digital e a dedicar atenção especial ao tema da inteligência artificial e seus potenciais riscos e benefícios”, sem especificar detalhes.
Os líderes de ambos os países reafirmaram a ideia de aumento da cooperação bilateral em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) e concordaram em “convocar a Comissão Conjunta de Cooperação Científica e Tecnológica para fomentar a colaboração em áreas prioritárias para ambos os países”. Entre elas estão: infraestrutura pública digital, IA, tecnologias quânticas, energia renovável e espaço exterior.
Tanto Luiz Inácio Lula da Silva quanto Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, demonstraram interesse em “promover conexões diretas entre pesquisadores, polos de inovação e startups para fomentar parcerias bilaterais concretas e orientadas a resultados”.
Foto: Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia e Luiz Inácio Lula da Silva assinam acordos e carta de intenção. Crédito: reprodução de vídeo