Na tentativa de fazer um elogio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o ministro Fábio Faria, das Comunicações, afirmou que o chefe do Executivo “foi eleito pela Internet”. “O presidente foi eleito pela Internet e está devolvendo isso ao Brasil”, disse Faria, no discurso de inauguração do Complexo Laboratorial de Conectividade, do Centro de Pesquisa de Desenvolvimento Tecnológico em Telecomunicações (CPqD), nesta sexta-feira, 8.

O presidente e sua chapa estão sendo oficialmente investigados pelo Supremo Tribunal Federal acusados de contratar empresas de tecnologia que teriam espalhado fake news pela Internet durante as eleições de 2018 e 2020.

Faria reforçou, em seu discurso, que o incentivo ao desenvolvimento tecnológico do setor de telecomunicações é uma prioridade do governo. “Eu quero aqui deixar o compromisso que iremos aumentar a parceria do Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações) com o CPqD”, prometeu. Ele também mencionou a importância do OpenRAN, salientando que está em contato com outros países sobre o assunto.