O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), solicitou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informações sobre a existência de comprovantes de pagamentos de candidatos ou partidos políticos a empresas de tecnologia investigadas por espalharem fake news durante as eleições de 2018 e 2020.

Segundo Moraes, relator do caso, o inquérito se baseia na possível existência de disparos em massa de mensagens, com conteúdos falsos, em favor ou contra determinado candidato ao pleito de 2018. Ele encontrou semelhanças com outro inquérito, que também apura a divulgação em massa de fake news, só que contra o STF, por meio de aplicativos ou redes sociais.

Moraes solicitou ainda ao corregedor-geral eleitoral, ministro Luis Felipe Salomão, o compartilhamento integral das ações. Também requisitou informações do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre eventuais pagamentos feitos pela administração pública às empresas.

A chapa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está sendo investigada, suspeita de contratar um esquema pelo Whatsapp, em 2018, que disseminou notícias fraudulentas e ataques às instituições.