Ainda falta conscientização por parte de bancos, empresas e clientes sobre a utilização do open finance e conhecimento sobre o assunto por parte de clientes, apontam executivos, durante o painel sobre o futuro do sistema financeiro, no evento Innovation Xperience Conference, realizado em São Paulo, nesta quarta-feira, 8.

Letícia Málaga, sócia do Peck Advogados, vê ainda uma abordagem falha sobre o assunto por parte das instituições financeiras para com seus clientes, de modo que eles entendam e comecem a utilizar o open finance. O CEO da Adiq Pagamentos, José Mário Ribeiro, por sua vez, concorda com a executiva e complementa dizendo que as companhias têm um longo caminho para ser trabalhado em relação à conscientização e educação.

Apesar disso, o consumidor precisa ter mais segurança sobre o assunto, já “que é o maior beneficiário”, como aponta Málaga. Ela também afirma que terá uma hiperpersonalização de ofertas para os consumidores, após o uso mais intensivo do open finance. Juarez Borges Filho, diretor geral do Brasil do PayPal, percebe que, com os dados abertos, é possível customizar ofertas para melhorar as taxas aos consumidores, e, assim, melhorar o desenvolvimento do marketplace.

O diretor da carteira digital enxerga este cenário de forma otimista para quem tem um cadastro positivo. “Por isso, o programa ‘Desenrola‘ do governo será eficiente para auxiliar a inclusão das pessoas que estão no prejuízo”, destaca. Dessa maneira, “a performance do open finance ainda está muito longe de acontecer, mas trará benefícios para as instituições”, pontuou Otávio Damaso, diretor de regulação do Banco Central.