A Apple lançou moda e deixou de incluir o plugue de tomada da bateria na caixa do iPhone 12. Depois foi a vez da Samsung não incluir o item em seu Galaxy S21. Em seguida a Xiaomi também anunciou que o M11 terá uma versão sem o acessório. Indignado com a atitude dos fabricantes, o deputado Marcelo Ramos (PL/AM), apresentou o Projeto de Lei 5451/2020 determinando que, no comércio de telefonia móvel, o fornecedor deve ser obrigado a incluir bateria, fone de ouvido, fonte de alimentação e quaisquer cabos e adaptadores necessários ao perfeito funcionamento do dispositivo.

Como explicou o parlamentar à Agência Câmara de Notícias, a opção de não incluir fonte de alimentação nas caixas dos dispositivos móveis vendidos é uma “verdadeira afronta ao consumidor brasileiro”, até por se tratar de uma parte essencial ao próprio uso do terminal, afirmou o parlamentar.

A Apple justificou a remoção dos carregadores da caixa do iPhone 12 como uma tentativa de diminuir o lixo eletrônico no mundo, uma vez que a maioria de seus consumidores já possuem o acessório.

A proposta está em análise na Câmara dos Deputados e aguarda apresentação para votação.