Da sede da Nokia, em São Paulo, o ministro das Comunicações Fabio Faria fez, nesta sexta-feira, dia 9, a primeira videochamada utilizando a tecnologia 5G standalone da América Latina. A ligação foi para o presidente da República, que estava no Palácio do Planalto.

A Nokia é uma das fabricantes de equipamentos 5G e fez parte do roteiro da missão internacional cumprida pelo governo brasileiro para conhecer a tecnologia. De acordo com o Ministério das Comunicações, o gabinete presidencial no Palácio do Planalto colocou uma estrutura específica para viabilizar a conexão, o que teria possibilitado a videoconferência estável e sem interferência entre o presidente da República e o ministro.

A chamada durou menos de dez minutos. “O 5G vem em boa hora porque precisamos integrar as regiões”, disse o presidente Jair Bolsonaro, reforçando a necessidade de conexão especialmente no Nordeste. O ministro Fábio Faria, por sua vez, reafirmou durante a chamada com o presidente o compromisso de acabar com o deserto digital no País.