O Procon-SP notificou o Facebook para uma reunião de esclarecimento sobre a atualização da política de privacidade do WhatsApp (Android, iOS), que prevê o compartilhamento de dados do usuário com as empresas parceiras. O encontro está marcado para o próximo dia 22.

Em janeiro, o WhatsApp havia anunciado a mudança e estabelecido para fevereiro como o mês para fazer a atualização de sua política de privacidade. Com a repercussão negativa, a empresa optou por mudar a data de que todos devem aceitar a nova política para 15 de maio.

Ainda em janeiro, o Procon-SP notificou o Facebook pedindo informação sobre o enquadramento da política de privacidade à LGPD e ao Código de Defesa do Consumidor. Mas a companhia informou apenas que a mudança estava temporariamente suspensa, sem mais detalhes.

Em comunicado enviado ao Mobile Time, o WhatsApp diz estar disponível para esclarecer o que for necessário à Fundação Procon-SP. “O WhatsApp informa que está à disposição para prestar os esclarecimentos necessários às autoridades competentes e reforça que atende às legislações de proteção de dados aplicáveis, incluindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil.”

“É importante ressaltar que a atualização anunciada em janeiro de 2021 não amplia a capacidade do WhatsApp de compartilhar dados com o Facebook, que já existia e estava prevista desde 2016, e não impacta como as pessoas se comunicam de forma privada com seus amigos e familiares em qualquer lugar do mundo. O WhatsApp permanece totalmente comprometido com a proteção da privacidade das pessoas”, continua o comunicado.