O modelo de cooperativismo está presente também no mercado de telecomunicações. O Brasil conta com uma cooperativa de serviços de telecom, a CooperCompany, cuja base de cooperados deve triplicar este ano, atingindo 30 mil, projeta o seu diretor-presidente, Igor Sigiani, em conversa com Mobile Time.

A CooperCompany contrata serviços de telecom junto às operadoras e entrega para os seus cooperados como benefício. “Buscamos as melhores ofertas das operadoras e entregamos para os cooperados de forma customizada”, explica Sigiani. Com isso, o preço do serviço por cooperado acaba sendo mais baixo do que se ele contratasse individualmente direto com uma operadora.

Hoje a CooperCompany trabalha com serviços móveis de Claro, TIM e Vivo, e também com banda larga fixa, link de dados, Telex na nuvem e tags para veículos. No caso da telefonia móvel, os planos variam de R$ 12,90 a R$ 119,99. O mais caro tem franquia de dados de 100 GB. O cooperado pode escolher qual operadora prefere.

“Não temos licença (de prestação de serviços de telecomunicações) e nem precisamos ter, porque não somos uma operadora, somos uma cooperativa. Nós contratamos da operadora e entregamos ao cooperado. Isso é permitido pela Anatel desde que não seja uma revenda, mas um benefício para uso do nosso próprio cooperado”, explica Sigiani.

Cabe lembrar que, como se trata de uma cooperativa, a CooperCompany não tem fins lucrativos.

Relacionamento com o cooperado

Todo o relacionamento referente aos serviços de telecomunicações é feito entre cooperados e cooperativa. Para as operadoras, o cliente, na prática, é a CooperCompany. A cooperativa se encarrega de cobrar seus cooperados e de pagar as operadoras pelos serviços de telecom prestados. Ou seja, o cooperado não recebe faturas das teles, mas uma cobrança da CooperCompany.

Além disso, a cooperativa conta com ilhas de atendimento treinadas para cada serviço de telecom que oferece. Sigiani afirma que a qualidade no atendimento é um dos diferenciais da cooperativa, comprovado por um NPS alto.

Atualmente a CooperCompany tem 11,5 mil cooperados, dos quais 9,5 mil são de outras cooperativas, em um modelo de intercooperação – os benefícios da CooperCompany em telecom são oferecidos aos associados de cooperativas parceiras.

Analisando os dados brasileiros, o diretor-presidente da CooperCompany vislumbra bastante espaço para crescimento: “Existem 4,5 mil cooperativas no Brasil, somando quase 24 milhões de cooperados. Há uma grande oportunidade de crescimento”, avalia.

Foto no alto: Igor Sigiani, diretor-presidente da CooperCompany (crédito: divulgação)

 

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