A quantidade de robôs de conversação em atividade no Brasil praticamente dobrou em um ano, passando de 24 mil para 47 mil. Em média, cada um desses robôs conversa com 5,5 mil pessoas diferentes por mês e registra um tráfego mensal de 58 mil mensagens. O volume total de mensagens trocadas pelos bots em atividade no Brasil por mês aumentou 27% no mesmo período, subindo de 2,2 bilhões para 2,8 bilhões.

Os dados fazem parte da 5ª edição do Mapa Brasileiro do Ecossistema Brasileiro de Bots, relatório anual produzido por Mobile Time a partir de dados coletados com 96 empresas que atuam nesse mercado no País. Ao todo, essas companhias desenvolveram juntas 216 mil bots até hoje.

Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots

 

Parte da popularização dos bots pode ser atribuída à pandemia e à necessidade de digitalização de processos das empresas. 82% das companhias entrevistadas neste relatório declaram que a pandemia do novo coronavírus provocou um aumento na demanda por chatbots em seus negócios. No ano passado, 76% disseram o mesmo. Apenas 2% afirmam que a procura, ao contrário, diminuiu durante a pandemia – mesma proporção registrada em 2020.

As principais descobertas do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots foram apresentadas em primeira mão nesta sexta-feira, 27, no Super Bots Experience, evento organizado por Mobile Time.

O relatório integral pode ser baixado aqui. O documento inclui um guia com os dados comerciais de todas as empresas que participaram do projeto.