O primeiro semestre de 2020 acelerou ainda mais o mundo para uma economia mobile first. Foram 64 bilhões de downloads de aplicativos e games somando Google Play e App Store durante o período, um aumento de 10% em relação ao primeiro semestre de 2019. A receita das duas lojas de aplicativos ultrapassaram US$ 50 bilhões, um incremento de 10% se comparado com o primeiro semestre do ano passado. Somente em maio, foram gastos nas lojas de aplicativos US$ 9,6 bilhões, com os consumidores estabelecendo novos recordes, uma consequência da pandemia do novo coronavírus. Os consumidores passaram mais de 1,6 trilhão de horas no período no celular, sendo que, em abril, a média de uso foi de 4,3 horas por dia por pessoa. Os dados são da empresa de estatísticas sobre aplicativos móveis App Annie.

Houve também um aumento no número de games jogados cada mês pelo usuário médio. Na Índia, o aumento foi de 35%, seguida por Rússia (30%), Indonesia (26%) e Brasil (23%).

O uso cruzado dos apps da Netflix (Android, iOS) com TikTok (Android, iOS) aumentou de 15% para 45% no segundo trimestre de 2020 ano após ano em iPhones nos Estados Unidos – indicando que as linhas estão se confundindo entre aplicativos de streaming de vídeo sociais e tradicionais.

A App Annie aponta que o celular é a primeira tela das pessoas e o conteúdo gerado pelo usuário está em primeiro lugar. “As empresas de streaming de vídeo que buscam ter sucesso no celular precisam olhar além de seu grupo tradicional de pares para se manter à frente da concorrência. Os anunciantes precisam priorizar o alcance e o engajamento do celular em seu mix de anúncios para envolver os consumidores em potencial de maneira significativa”, escreve a empresa em seu relatório.

Compras

App Annie também analisou as compras com dispositivos móveis durante o primeiro semestre de 2020 e detectou um aumento durante os tempos de isolamento social ocasionado pelo novo coronavírus, ultrapassando inclusive as vendas de fim de ano. O comércio eletrônico cresceu a ponto de alcançar o que normalmente levaria entre quatro e seis anos.